Missão da AIPEX em França consolida troca de boas práticas para exportação e investimento

Sem categoria

Organizada em parceria com a Business France e com o apoio da União Europeia, a missão técnica da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) decorreu em França, entre 17 e 21 de Novembro de 2025, e foi dedicada ao reforço das relações económicas, comerciais e institucionais entre Angola, a França e a União Europeia.

A missão enquadrou-se na Acção de Diálogo “Estratégia Combinada de Exportação e Investimento no Sector Agroindustrial”, integrada no programa Diálogos UE-Angola, e teve como objectivo o reforço das capacidades institucionais da AIPEX, através da adopção de boas práticas europeias na promoção das exportações e na atracção de investimento directo estrangeiro.

Durante a estadia em França, a delegação angolana participou em reuniões técnicas e sessões de capacitação na sede da Business France, em Paris, centradas em áreas como o acompanhamento e fidelização de investidores, inteligência económica, prospecção de oportunidades, cooperação entre agências e promoção integrada dos sectores agroindustrial e cleantech. Estas sessões permitiram a partilha de experiências e o alinhamento de metodologias de trabalho entre as duas instituições.

A agenda incluiu a participação no evento Ambition Africa 2025, que reuniu decisores políticos e empresariais de África e da Europa, proporcionando oportunidades de networking, contactos B2B e identificação de potenciais parcerias de negócio.

Um dos momentos de maior destaque foi a visita ao Mercado Internacional de Rungis, o maior mercado grossista de produtos frescos da Europa, onde a delegação conheceu modelos avançados de organização, gestão logística, distribuição e certificação, com potencial de aplicação ao contexto angolano.

A missão contemplou igualmente actividades na cidade de Marselha, incluindo encontros com parceiros regionais, sessões de trabalho com entidades como a risingSUD e a Vaucluse Provence Attractivité, bem como uma visita técnica ao Porto de Marselha, onde foram abordados temas ligados à gestão portuária, logística internacional e cadeias de abastecimento.

Foram ainda realizados encontros com a rede AfricaLink e com representantes do grupo CMA CGM, reforçando o diálogo com actores estratégicos nos sectores da logística, transportes marítimos e comércio agroalimentar.

Esta missão representou a segunda fase de um processo de cooperação iniciado em Angola, em Setembro, com a realização de um seminário técnico. O programa foi integralmente cumprido, permitindo consolidar a parceria entre a AIPEX e a Business France e reforçar o posicionamento de Angola como destino competitivo e sustentável para o investimento.

A cooperação deverá ser formalizada através da assinatura de uma declaração de parceria entre a AIPEX e a Business France, reforçando o compromisso conjunto com a promoção do investimento, o aumento das exportações e a diversificação da economia angolana.

Leia tambem

Técnicos da ARC participam em Missão Técnica em Portugal para reforço da avaliação concorrencial de políticas públicas

Mais lidas

CCAUE

DIA DA EUROPA

Em 1985, os Chefes de Estado e de Governo europeus reunidos na Cimeira de Milão decidiram consagrar o dia 9 de Maio como Dia da Europa. O Dia da Europa…