REFORÇAR A CAPACIDADE INSTITUCIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DE DIÁLOGOS TEMÁTICOS
Os Diálogos UE-Angola visa incentivar um processo de partilha de competências e de experiências entre as entidades e os sectores envolvidos no CCAUE. A Capacitação é um eixo central dos Diálogos UE-Angola e corresponde a um resultado-chave do programa.
A Assistência Técnica dos Diálogos UE-Angola pretende contribuir para o reforço de conhecimentos e perícias dos funcionários da Administração Pública de Angola na implementação dos diálogos temáticos nas áreas prioritárias acordadas entre a União Europeia e Angola
O programa implementa diversas acções de formação e capacitação, com especial enfoque na melhoria do conhecimento das políticas comuns, requisitos e procedimentos para formulação e submissão de propostas de acção e acompanhamento da sua execução. Para além das iniciativas de capacitação, está prevista a organização de eventos para acolher lições apreendidas e capitalizar resultados.
Objectivos e Resultados
46
Iniciativas de
Capacitação
357
Beneficiários
Capacitados
30%
Beneficiários
Capacitados do
Género Feminino
90%
Formandos que
Reportam melhoria
no Conhecimento
ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO DESENVOLVIDAS PELOS DIÁLOGOS UE-ANGOLA
O Plano de Formação e Capacitação da Facilidade de Diálogo UE-Angola definiu iniciativas de capacitação e de apoio técnico para responder aos procedimentos do programa, às características das instituições angolanas e à identificação preliminar de necessidades específicas feitas pelos líderes institucionais nas sessões de divulgação.
As sessões de capacitação técnica incluem módulos teórico-práticos e exercícios para accionar aprendizagens. Estas iniciativas promovem sempre o envolvimento de dirigentes e de técnicos. A medida visa assegurar a coerência institucional das propostas elaboradas, incrementar o impacto da capacitação, institucionalizar capacidades nas organizações e promover a sua autonomia.
A sessão Concepção de Acções de Diálogo ocorre em simultâneo com a abertura de Convites à Apresentação de Propostas e visa apresentar as etapas do ciclo de projecto no âmbito dos Diálogos Temáticos e reforçar competências dos agentes públicos no desenho e submissão de candidaturas. A sessão concretiza um exercício prático: dirigentes e técnicos das mesmas unidades testam os conhecimentos e desenham a base de uma candidatura, que apresentam ao grupo.
A sessão Implementação, Monitoria e Avaliação ocorre após a atribuição de apoios pelo programa, visando reforçar as capacidades de gestão e monitoria dos pontos focais das instituições implementadoras de Acções de Diálogo e garantir uma execução eficiente. Elementos essenciais da sessão são as obrigações contratuais, o planeamento de actividades, o controlo orçamental e o relatório.
O Plano de Formação e Capacitação é actualizado periodicamente, de acordo com as necessidades identificadas pelos parceiros dos Diálogos UE-Angola e numa lógica de flexibilidade e de adaptação à realidade de trabalho.
Os beneficiários das iniciativas de formação e capacitação são prioritariamente as instituições que respondem aos critérios de elegibilidade no âmbito dos CAP. Outras entidades, como as organizações da sociedade civil, assim como o público em geral, poderão também beneficiar dos conteúdos das formações, em particular através do acesso ao website e às redes sociais dos Diálogos UE-Angola.