No dia 25 de Novembro de 2024, os Diálogos UE-Angola realizaram uma iniciativa de capacitação técnica intitulada Concepção de Acções de Diálogo, no Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) de Angola, destinada a capacitar 12 técnicos e dirigentes de todos os departamentos do Instituto. O INAPEM desempenha um papel crucial na promoção do empreendedorismo, fortalecimento do sector empresarial e fomento da economia nacional. Entre as suas principais responsabilidades, destaca-se o incentivo à criação de negócios em sectores estratégicos, a promoção da inovação e o aumento da competitividade empresarial.
A iniciativa visou apoiar o INAPEM na elaboração das suas eventuais candidaturas ao 4.º Convite à Apresentação de Propostas, dotando os formandos de conhecimentos e ferramentas para o desenvolvimento e gestão de candidaturas a projectos.
A sessão repartiu-se em 3 componentes principais:
- uma introdução teórica com a apresentação do acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia, do programa Diálogos UE-Angola e dos seus apoios e das Acções de Diálogo já realizadas;
- uma componente teórico-prática, que apresenta as regras do 4.º Convite à Apresentação de Propostas, explica o processo de preparação e submissão de candidaturas e detalha os seus elementos através do exemplo de uma proposta concreta;
- um exercício prático, em que cada equipa desenhou a base de uma candidatura, que apresentaram ao grupo, para recolher notas da Assistência Técnica dos Diálogos UE-Angola e dos colegas.
Esta capacitação não só reforça competências técnicas, mas também permite criar bases sólidas para futuras candidaturas. O exercício permitiu identificar a viabilidade de candidaturas do INAPEM à realização de Acções de Diálogo.
Os Diálogos UE-Angola continuarão a organizar iniciativas de capacitação técnica junto das instituições públicas interessadas na submissão de candidaturas ao 4.º Convite à Apresentação de Propostas, cujo período de candidaturas está aberto até 7 de Fevereiro de 2025, contando com um pacote de apoio de 300.000 Euros.
Encontre mais informações sobre o CAP4 e o formulário de candidatura aqui.