Meteorologia e Geofísica

CONTEXTO

O Acordo Caminho Conjunto Angola-UE prevê o diálogo sobre a prevenção e combate às alterações climáticas e a promoção de parcerias entre instituições angolanas e europeias para a troca de conhecimentos em matérias ambientais e climáticas.

Em 2017, foi firmada uma colaboração entre o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) e o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC), com o objectivo de desenvolver aplicações nas áreas da agro-meteorologia e hidrologia, como por exemplo: a previsão de cheias, aviso prévio do défice da proteção das colheitas e monitorização de secas em Angola. Através deste acordo, o JRC contribui para a capacitação do INAMET na área de monitorização agrometeorológica e hidrológica via formações em ferramentas, modelos e intercâmbio de dados, enquanto o INAMET contribui com a sua perícia nacional e regional.

IMPLEMENTAÇÃO

A assinatura do Acordo de Colaboração em Investigação entre o INAMET e o JRC proporcionou:

  • Implementação do Plano de Actividades entre o INAMET e o JRC da UE para as áreas da agro-meteorologia e hidrologia.
  • Formação de 4 Técnicos Nacionais na elaboração de mapas com uso de modelos de Spirits e Modelo de Previsão de Inundações e Secas na JRC Itália, em Outubro de 2018.
  • Formação a nível das Províncias sobre o Monitoramento de Culturas com Dados de Satélite (NDVI) e meteorológicos, com a participação das Universidades Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos, Mandume e Kimpa Vita.
  • Formação das comunidades rurais, na utilização das boas práticas ambientalmente sustentáveis, para as áreas dos Centros Agroecológicos.
  • Mapeamento dos pequenos produtores da comunidade envolvente na área directa de influência do projecto.