Arranca o diagnóstico das questões de género em Angola 2021

Facilidade de Diálogo

A Facilidade de Diálogo apoia um projecto, desenvolvido pela Delegação da União Europeia em Angola, para concretizar um estudo de diagnóstico das questões de género em Angola e actualizar o último estudo realizado pela UE em Angola sobre este tema, que data de 2015.

O Gender Action Plan III da União Europeia estipula um objectivo de 85% das acções externas da UE deverem promover a igualdade de género de forma transversal, contribuindo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a implementação da Agenda 2030. O passo essencial para isso é conhecer a realidade.

O estudo de diagnóstico das questões de género arrancou já com a fase de desk research, com a recolha de estatísticas e de documentação, mas incluirá a auscultação e o diálogo político e técnico com as instituições de tutela nacionais, nomeadamente o MASFAMU e o MINJUST, e de actores centrais como as organizações da sociedade civil que operam no sector. Para além disso, realizará missões no terreno, nomeadamente nas províncias de Luanda, Huíla e Malange.

Angola deu passos importantes no sentido da igualdade de género, através da adesão a convenções internacionais e da reforma da sua legislação. Mas a igualdade de género permanece um desafio em Angola, que ocupa a 118ª posição num conjunto de 153 países no World Economic Forum’s Global Gender Gap Index 2020.

As mulheres, que constituem 52% da população angolana, continuam em desvantagem no gozo de direitos fundamentais; no acesso a actividades geradoras de rendimento e ao emprego; na literacia e no acesso à educação e formação; na imposição de estereótipos e de papéis sociais, familiares e comunitários que inibem a sua autonomia e desenvolvimento pessoal; na vitimização pelo casamento infantil, o sexo transacional e a violência baseada no género.

O diagnóstico de género fará a análise da situação presente e será integrado no diálogo político entre a União Europeia e Angola nos próximos anos.

Tags:

Leia tambem

Evento de assinatura de acordos
Reuniões de Apoio da Facilidade de Diálogo UE-Angola

Mais lidas

CAP 1

Evento de assinatura de acordos

O evento de assinatura dos Acordos de Acção entre a Assistência Técnica da Facilidade de Diálogo UE-Angola e os parceiros angolanos e europeus envolvidos nas propostas seleccionadas no 1.º Convite…
CCAUE

DIA DA EUROPA

Em 1985, os Chefes de Estado e de Governo europeus reunidos na Cimeira de Milão decidiram consagrar o dia 9 de Maio como Dia da Europa. O Dia da Europa…
CAP 3

Capacitação dos técnicos da ARC continua em Luanda

Após a missão de capacitação técnica dos técnicos da Agência Reguladora da Concorrência de Angola (ARC) em Portugal, a formação dos profissionais angolanos para reforçar práticas concorrenciais continua, desta vez…