Diagnóstico sobre Igualdade de Género em Angola 2022

Área Temática CCAUE :

Boa Governação e Direitos Humanos

Diálogo Temático : 

Igualdade de Género

Instituições Angolanas

MASFAMU

Instituições Europeias

Delegação da União Europeia em Angola

DESCRIÇÃO DA ACÇÃO

A igualdade de género é uma área de especial interesse no âmbito do diálogo de políticas públicas entre a UE e Angola. Além de ser um direito fundamental é também, uma condição necessária ao desenvolvimento próspero e sustentável. Assim esta é considerada como uma das bases e pré-condições para o diálogo entre a UE e o Governo de Angola.

Esta acção tem como objectivo global contribuir para a eficácia do Diálogo e da Cooperação entre a União Europeia e Angola nas áreas prioritárias do Caminho Conjunto: boa governação e direitos humanos; crescimento económico e desenvolvimento sustentável; e educação. E o objectivo específico de contribuir para a avaliação da igualdade de género em Angola em todas suas dimensões, obstáculos e oportunidades. Com o intuito de apoiar a União Europeia (UE), os seus Estados Membros, o Governo de Angola (GdA) e os actores de desenvolvimento nacionais e internacionais, na integração das questões de género nos programas e projectos de desenvolvimento, particularmente nos três sectores de enfoque da programação  plurianual da UE e contribuir para a realização dos objectivos do GAP III.

O diálogo político da UE com Angola será orientado pela Agenda 2030 e pelos ODS, pelo Acordo de Paris, pela Agenda de Ação de Adis Abeba, pela Estratégia Global para a Política Externa e de Segurança da União Europeia e pelo novo Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento.

Esta acção é realizada em estreita colaboração com actores institucionais e não institucionais, e os seus resultados alimentarão o diálogo institucional para a integração da igualdade de género nas políticas públicas nacionais.

Notícias Relacionadas

Período de Implementação

Outros Parceiros

Abordagem

Top-down

Número de CAP

N/A

Documentos