Apresentação pública do Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola 2022

Facilidade de Diálogo

No dia 13 de dezembro de 2022, a Facilidade de Diálogo realizou um evento público no Hotel Skyna, em Luanda, para apresentar o Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola 2022.

A sessão de abertura contou com a presença do Chefe da Secção Política da Delegação da União Europeia em Angola, Dr. Paulo Simões Barroso, e da Directora Nacional da Família e de Igualdade de Género, Dra. Santa Ernesto. O evento também teve a participação de representantes de entidades governamentais, da administração pública angolana, dos Estados Membros da União Europeia, da Delegação da União Europeia em Angola, de parceiros de desenvolvimento das Nações Unidas em Angola, de líderes académicos e de membros de organizações da sociedade civil.

A apresentação das conclusões e recomendações do Diagnóstico de Igualdade de Género em Angola 2022 foi conduzida pela co-autora Dra. Mariana Teixeira. O evento também incluiu intervenções dos promotores e financiadores do estudo.

O relatório foi financiado pela Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola e obteve o apoio institucional do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, numa parceria essencial para impulsionar as políticas públicas e o trabalho conjunto nesta área.

O Diagnóstico realizou uma análise transversal e estudou os casos das províncias de Luanda, Huíla e Malanje. Além de fornecer um enquadramento sobre as questões relevantes para mapear a situação do país em relação à igualdade de género e de estabelecer recomendações, o Diagnóstico analisou a situação de igualdade de género em domínios de intervenção prioritária. Esses domínios foram definidos através de um diálogo participativo com as instituições nacionais e incluem a Violência Baseada no Género, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Empoderamento Económico e Social das Mulheres e Raparigas, Participação e Liderança das Mulheres, questões relacionadas com Mulheres, Paz e Segurança, e os desafios e possibilidades da Transição Verde e da Transformação Digital.

Consulte e faça o download do Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola 2022 aqui.

Mais informação:

Agenda da Apresentação Pública

Apresentação da Facilidade de Diálogo

Apresentação Principais Conclusões do Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola 2022

Sumário Executivo – Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola 2022 

Tags:

Leia tambem

A Facilidade de Diálogo organiza o 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia
Fortalecendo a gestão sustentável da pesca: INIPM e IMAR unem esforços

Mais lidas

2º Fórum de Negócios AO-UE

Lançamento do vídeo do 2º Fórum de Negócios Angola-UE

O vídeo oficial do 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia-Angola está agora disponível para visualização e partilha. Sob o lema “Global Gateway – Oportunidades de Negócio para Angola e para…