Workshop do “Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola” faz recomendações

Facilidade de Diálogo

No dia 9 de Fevereiro de 2022, a Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola organizou um workshop de consulta no âmbito da acção Diagnóstico sobre Igualdade de Género em Angola. O evento contou com 45 participantes, presencialmente e online, concluindo o processo de auscultação de parceiros Institucionais e da Sociedade Civil já realizado nas províncias da Huila, Malanje e Luanda.

O evento destinava-se a auscultar os participantes sobre os temas centrais do Diagnóstico sobre Igualdade de Género em Angola: violência baseada no género; saúde e direitos sexuais e reprodutivos; empoderamento económico e social das mulheres; participação e liderança das mulheres; mulheres, paz e segurança; desafios e possibilidades da transição verde e da transformação digital.

Os participantes identificaram recomendações para responder às várias barreiras das jovens e das mulheres angolanas, incluindo no acesso à educação, no acesso ao emprego e no acesso a posições de liderança. O workshop realçou ainda a centralidade do planeamento familiar na promoção dos direitos de saúde sexual e reprodutiva e a importância do acesso aos meios de contracepção, da promoção da educação sexual em todos os níveis de ensino e da sensibilização dos adolescentes para estas matérias.

Para além disso, os participantes recomendaram o reforço dos serviços de apoio à violência baseada no género através de aumento de recursos, da capacitação dos actores judiciais e dos actores de protecção e da coordenação da sua acção, em paralelo com acções de sensibilização da sociedade, incluindo pais, líderes religiosos e tradicionais e a comunidade em geral.

O Diagnóstico contribuirá para promover o diálogo sobre questões de género em Angola e o diálogo político e técnico sobre esta matéria entre a União Europeia e as instituições de tutela nacionais, nomeadamente o MASFAMU. Para além disso, os resultados do estudo apoiarão a implementação do III Plano de Acção Europeu em matéria de Género e a formulação da próxima programação multianual da União Europeia para Angola (2021-2027).

Mais informação:

Agenda Workshop

Apresentação Workshop

 

Tags:

Leia tambem

Meio milhão de euros para diversificar a economia em Angola
CPP aprova meio milhão de euros para a diversificação económica de Angola

Mais lidas

CAP 1

Evento de assinatura de acordos

O evento de assinatura dos Acordos de Acção entre a Assistência Técnica da Facilidade de Diálogo UE-Angola e os parceiros angolanos e europeus envolvidos nas propostas seleccionadas no 1.º Convite…