CPP aprova meio milhão de euros para a diversificação económica de Angola

Facilidade de Diálogo

O Comité de Pilotagem do Projecto (CPP), órgão máximo de governação da Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola, reuniu no dia 18 de Janeiro de 2022 para apreciar o progresso realizado em 2021 e abrir uma nova fase de candidaturas a financiamento.

O CPP aprovou o lançamento de um Convite à Apresentação de Propostas para dinamizar o diálogo entre parceiros angolanos e europeus que apoie a diversificação económica em Angola, a decorrer entre 1 de Fevereiro e 22 de Março de 2022, com um montante global de 500.000 euros.

A Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, sublinhou esperar que estas ‘propostas aprofundem as parcerias entre a União Europeia e Angola e a cooperação no quadro da diversificação económica’. O Director Nacional para a Integração, Cooperação e Negócios Internacionais (Ministério da Economia e Planeamento), António Pombal, salientou que ‘a diversificação económica é um dos objectivos centrais do governo de Angola, para acelerar a recuperação económica do país e a melhoria das condições de vida da população’. O Embaixador Júlio Maiato, em representação do Ministro das Relações Exteriores, saudou ‘a renovada oportunidade para reforçar as relações entre Angola e a União Europeia, ao nível político e económico’.

A reunião do CPP apreciou o desempenho da Facilidade de Diálogo em 2021, incluindo a atribuição de 200.000 Euros a três projectos na área da segurança marítima e da economia azul e a dinamização de duas iniciativas nas áreas das finanças públicas e da igualdade de género.

Finalmente, o CPP validou o desenvolvimento de outras iniciativas para 2022:

  • o Prémio Académico Diálogos UE-Angola, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • a iniciativa Angola Mais Azul, para a na capacitação da Agência Nacional de Resíduos para uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos no país.
Tags:

Leia tambem

Workshop do “Diagnóstico da Igualdade de Género em Angola” faz recomendações
Primeiros Acordos de Acção Estabelecidos

Mais lidas