Sinergias além-fronteiras: Workshop estratégico impulsiona o desenvolvimento do capital humano

CAP 3

Hoje, a UTG/PNFQ – Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros de Angola e o PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública de Portugal iniciaram em Luanda o workshop estratégico da Acção “Troca de experiências para a monitorização do desenvolvimento do capital humano”.

Esta Acção, dinamizada com apoio da Facilidade de Diálogo UE-Angola, visa apoiar a troca de conhecimento e de experiências sobre programas transversais na área da educação e formação, para reforçar as competências e o conhecimento sobre práticas na área da governação, acompanhamento e monitoria deste tipo de programas. A Acção tem uma particular importância considerando as funções da UTG/PNFQ e a recente aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano, Angola Capital Humano 2022-2035.

A agenda do workshop abordou vários pontos cruciais, com a importância da colaboração internacional em destaque. Um dos focos principais foi a discussão dos desafios da programação interministerial e da monitorização de programas complexos em Angola. Destacaram-se as Políticas de Desenvolvimento do Capital Humano em Angola, com projeções até 2037, e insights sobre o Sistema Integrado de Registo e Gestão de Quadros (E-quadros).

A segunda parte focou-se em desafios semelhantes em Portugal, abordando experiências como o Programa Capital Humano 2020 e o Programa Pessoas 2030, além da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. Também houve discussões construtivas sobre desafios na implementação de sistemas de monitorização, reporte e avaliação, e foram apresentados a nova arquitetura institucional para o planeamento em Portugal e o modelo de governação dos programas financiados pelos Fundos Europeus.

O workshop encerrou com um debate entre os participantes, destacando o sucesso desta troca de experiências e a relevância do evento para fortalecer as capacidades na monitorização do desenvolvimento do Capital Humano, tanto em Angola como em Portugal.

  

Sobre a UTG/PNFQ

A UTG/PNFQ é a Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros da Casa Civil do Presidente da República de Angola.

Sobre a PlanAPP

A PlanApp é o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, uma estrutura da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal.

Mais informação:

Agenda Workshop

Apresentação – Troca de experiências para a monitorização
do desenvolvimento do Capital Humano

Apresentação – eQuadros

Apresentação – Portugal 2030: Modelo de Governação

Apresentação – Desafios da programação interministerial e da
monitorização de programas complexos em Portugal

Tags:

Leia tambem

CAP 3

Concurso aberto para Acções de Diálogo

A Facilidade de Diálogo lança o 3.º Convite à Apresentação de Propostas A Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola lançou o 3.º Convite à Apresentação de Propostas (CAP3) com um valor…
Terceiro workshop do ciclo Diálogos Sul-Sul: FUNDECIT une Angola, Moçambique e Portugal para impulsionar a ciência sustentável
Seminário Analisa Desafios da Eletrificação Solar Caseira em Angola

Mais lidas

CCAUE

Dez anos de Caminho Conjunto

O Caminho Conjunto Angola-União Europeia, acordo político para o diálogo e a cooperação com base em interesses comuns e valores partilhados, conta já com uma década. Estabelecido em 23/07/2012, o…