Workshop explora melhores práticas para missões empresariais entre Angola e Portugal

Sem categoria

A AIPEX (Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola) e a AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) realizaram um encontro institucional e um workshop centrado na organização de missões empresariais para a atracção de investimento directo estrangeiro.

Estas iniciativas decorreram entre 15 e 16 de Abril de 2024, em Luanda, no âmbito de uma Acção apoiada pela Facilidade de Diálogo UE-Angola intitulada “Melhores práticas internacionais para a preparação e organização de missões empresariais”, que visa trocar experiências entre as duas agências, reforçar as capacidades internas da AIPEX e contribuir para o diálogo político entre a União Europeia e Angola na área do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável.

No encontro, as delegações da AIPEX (liderada pelos Administradores José Sala e Neide dos Santos) e da AICEP (encabeçada pela Directora da Academia AICEP Maria João Veiga Gomes) e a Facilidade de Diálogo UE-Angola (representada pelo chefe de equipa Bruno Carapinha) debateram as conclusões preliminares de um estudo sobre práticas de organização de missões empresariais em elaboração. Em seguida, fizeram uma primeira identificação de áreas para intervenção e colaboração futura e acordaram os próximos passos da Acção.

No dia seguinte, no Hotel Alvalade em Luanda, realizou-se um workshop alargado, que envolveu 18 técnicos e dirigentes de vários departamentos da AIPEX envolvidos na organização de missões empresariais. Após a apresentação da abordagem da AIPEX, realizada por Bruno Baptista, Chefe do Departamento de Promoção e Captação de Investimento da AIPEX, seguiram-se as apresentações da AICEP acerca da organização, estratégia e programa de formação da agência, efectuada por Maria João Veiga Gomes, Directora da Academia AICEP e de um estudo de caso sobre a organização de missões no mercado apresentado por Nuno Várzea, da Academia AICEP, e por João Falardo, Delegado da AICEP em Angola.

O intenso debate gerado nestes primeiros dois dias criou uma base importante para o desenvolvimento dos próximos passos da Acção. Nas próximas semanas, os técnicos e dirigentes da AIPEX participarão numa capacitação online realizada pela Academia AICEP, orientada por especialistas mobilizados para esse efeito.

Paralelamente, o perito da Facilidade de Diálogo elaborará um estudo de diagnóstico com recomendações de melhorias e uma proposta de guião de boas práticas a adoptar pelas duas instituições. Finalmente, realizar-se-á uma missão da AIPEX a Portugal, para promover um encontro de alto nível entre as duas instituições e concretizar a assinatura da declaração de parceria entre as duas agências.

 

Mais informação:
Agenda workshop
Apresentação – Abordagem da AIPEX às missões empresariais
Apresentação – Academia AICEP
Apresentação – AICEP: Missões empresariais

Leia tambem

Facilidade de Diálogo UE-Angola impulsiona Formação e Capacitação de Instituições públicas angolanas

Mais lidas

2º Fórum de Negócios AO-UE

Lançamento do vídeo do 2º Fórum de Negócios Angola-UE

O vídeo oficial do 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia-Angola está agora disponível para visualização e partilha. Sob o lema “Global Gateway – Oportunidades de Negócio para Angola e para…