Capacitação dos técnicos da ARC continua em Luanda

CAP 3

Após a missão de capacitação técnica dos técnicos da Agência Reguladora da Concorrência de Angola (ARC) em Portugal, a formação dos profissionais angolanos para reforçar práticas concorrenciais continua, desta vez em Luanda. Esta atividade integra a Acção “Capacitação técnica na condução de processos sancionatórios por práticas restritivas da concorrência”, uma iniciativa apoiada pela Facilidade de Diálogo UE-Angola e pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento.

Durante duas semanas, os técnicos da ARC irão aprimorar conhecimentos essenciais para a missão de promover e defender o funcionamento eficiente do mercado. O foco desta Acção é a melhoria das técnicas de detecção, investigação e condução de processos sancionatórios por práticas restritivas da concorrência, incluindo o tratamento de denúncias, diligências de busca e apreensão, cooperação internacional, combate ao conluio na contratação pública, bem como outros aspectos substanciais e práticos do controlo judicial.

A sessão de abertura foi consuzida por Ana Zulmira Ramalheira, Administradora do Conselho de Administração da ARC, e as sessões da capacitação foram dinamizadas pela Autoridade da Concorrência de Portugal (AdC).

A ARC e a AdC esperam que esta Acção contribua significativamente para fortalecer a capacidade da ARC e a sua eficácia na promoção da concorrência e do funcionamento adequado do mercado em Angola, com impacto no crescimento económico e no desenvolvimento sustentável, áreas fundamentais do acordo Caminho Conjunto Angola-UE.

O próximo passo desta Acção será a organização de um seminário alargado em Luanda destinado a destinado a empresas, órgãos da Administração Pública, Delegação da União Europeia, Entidades Reguladoras Sectoriais, Magistrados e advogados.

Mais informação:

Agenda Workshop

Apresentação – Organização institucional e Prioridades Política da Concorrência

Apresentação – Práticas Restritivas da Concorrência (in a nutshell)

Apresentação – Tramitação

Apresentação – Medidas Cautelares e Fase Instrução

Apresentação – Determinação Sanções

Apresentação – Buscas e Apreensão

Apresentação – O papel da dimensão económica na análise jusconcorrencial

Apresentação – Confidencialidades e acesso ao processo

Apresentação – Clemência eTransação

Tags:

Leia tambem

Lançamento do vídeo do 2º Fórum de Negócios Angola-UE
Missão Técnica em Moçambique para explorar soluções de electrificação alternativas para Angola

Mais lidas