Missão Técnica em Moçambique para explorar soluções de electrificação alternativas para Angola

CAP 3

Esta semana a ALER e o Ministério de Energia e Águas de Angola (MINEA), dinamizadores da Acção financiada pela Facilidade de Diálogo UE-Angola (FdD) “Intercâmbio para análise do potencial de um programa de sistemas solares caseiros em Angola” concentraram os seus esforços numa missão técnica em Moçambique.

O objectivo principal desta missão técnica foi aprofundar os desafios e os obstáculos enfrentados pela electrificação fora da rede, no contexto angolano, e explorar soluções nesse âmbito. Para tal, a comitiva realizou reuniões e visitas de campo, com empresas e instituições que já implementaram sistemas solares caseiros. Essas reuniões e visitas proporcionaram uma compreensão mais profunda dos desafios e benefícios concretos de um programa desta natureza, especialmente em áreas rurais e periurbanas nas proximidades de Maputo.

A missão técnica teve início no 25 de Setembro, com uma sessão de capacitação em Luanda, seguida de uma viagem para Maputo, onde decorreu a missão de 26 a 29 de Setembro. A agenda da missão contemplou dois dias de reuniões institucionais com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique (MIREME), a Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique (ARENE), o Fundo de Energia de Moçambique (FUNAE), a Delegação da UE em Moçambique, a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), a GIZ e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), e com as empresas Engie e Epsilon e, por último, com os programas de apoio REACT e o BRILHO.

25/09/2023 – Sessão de capacitação em Luanda

26-27/09/2023 – Reuniões institucionais, Maputo

26-27/09/2023 – Reuniões com sector privado, Maputo

A comitiva da missão foi composta pelo Consultor do Ministro, João Saraiva, pelo Director da Direcção Nacional de Energias Renováveis e Electrificação Rural, Serafim Silveira, pelo Chefe de Departamento, João Landa , pelo Presidente da Direcção da Associação Angolana de Energias Renováveis, Victor Fontes e, em representação da ALER, a Diretora Executiva, Isabel Cancela de Abreu  e a Gestora de Projecto, Rita Marouço. A Assistência Técnica da FdD, representada pelo Bruno Carapinha (Chefe de Equipa) associou-se à comitiva na qualidade de observador.

Mais informação:

Agenda Missão Técnica

Agenda Visita de Campo

Apresentação – Missão Técnica

Apresentação – MDF Manual BRILHO

Apresentação – FASER

Apresentação – GET.invest

Apresentação – ERC

Apresentação – Epsilon: Soluções de energia renovável

Tags:

Leia tambem

Capacitação dos técnicos da ARC continua em Luanda
Primeiro workshop do ciclo Diálogos Sul-Sul em C&T: Angola, Moçambique e Portugal juntos para a investigação sustentável

Mais lidas