Primeiro workshop do ciclo Diálogos Sul-Sul em C&T: Angola, Moçambique e Portugal juntos para a investigação sustentável

CAP 3

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) realizou ontem, nas suas instalações em Lisboa, o workshop “Financiamento da Ciência e Tecnologia para Carreiras de Investigação Sustentáveis”. Este evento multifacetado abordou diversos tópicos, incluindo ciência sustentável, diversidade de carreiras de investigação, igualdade de género no mundo científico e papel do português como língua na ciência.

No decorrer deste workshop, os participantes também exploraram temas cruciais, como a valorização tecnológica, o empreendedorismo científico, debates europeus sobre carreiras de investigação, o projecto europeu Genderaction+, e as plataformas bibliográficas SciELO e Latindex, bem como os princípios orientadores da organização de investigação.

Este evento híbrido, que atraiu mais de 100 participantes, marca o início de um ciclo de três workshops intitulado “Diálogos Sul-Sul”, inserido na Acção “Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Global, Ética, Inovadora e Significativa: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal”. Esta iniciativa é financiada pela Facilidade de Diálogo UE-Angola, um projecto apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento.

O objectivo desta Acção é fomentar a interacção entre as comunidades académicas e científicas de Angola, Moçambique e Portugal, colaborando na definição de políticas, estratégias e instrumentos para a Ciência e Tecnologia (C&T). Além disso, visa fortalecer o diálogo e a cooperação entre a União Europeia e esses países, estabelecendo as bases para futuras acções de colaboração.

Além do aspecto financeiro, esta iniciativa também se concentra em questões éticas, integridade e inclusão nas actividades de C&T. Nos próximos quatro meses, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDECIT (Angola), a FCT (Portugal) e o Fundo Nacional de Investigação – FNI (Moçambique) trabalharão em conjunto para promover a partilha de conhecimento e experiência na gestão de ciência e tecnologia, evidenciando-se, nesse período, a realização de dois workshops, um em Maputo (Novembro) e outro em Luanda (Janeiro do próximo ano).

Agenda Workshop

Apresentação – Ciências da Sustentabilidade: reflexão no quadro dos países de língua portuguesa

Apresentação – Ciências da Sustentabilidade: Capacitação de Investigadores

Apresentação – Português como língua de Ciência

Apresentação – Valorização tecnológica e empreendedorismo de base científica

Apresentação – Debate europeu sobre carreiras de Investigação

Apresentação – Genderaction+

Apresentação – SciELO e Latindex

Apresentação – Cultura de Investigação: Referencial para a organização da investigação

 

 

       

Tags:

Leia tambem

CAP 3

Capacitação dos técnicos da ARC continua em Luanda

Após a missão de capacitação técnica dos técnicos da Agência Reguladora da Concorrência de Angola (ARC) em Portugal, a formação dos profissionais angolanos para reforçar práticas concorrenciais continua, desta vez…
Missão Técnica em Moçambique para explorar soluções de electrificação alternativas para Angola
Abertas as inscrições para o 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia

Mais lidas