O ciclo Diálogos Sul-Sul em Ciência e Tecnologia prossegue com o 2º workshop em Maputo

CAP 3

Após a realização do workshop “Financiamento da Ciência e Tecnologia para Carreiras de Investigação Sustentáveis” em Lisboa, no mês de Setembro, iniciou-se hoje o segundo evento do ciclo Diálogos Sul-Sul, com o tema “Financiamento de C&T para Benefício das Comunidades”, organizado pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI) em Maputo.

O evento aborda temas fundamentais, incluindo os desafios da investigação, ensino e transferência de conhecimento para as comunidades em Países de Língua Portuguesa. Além disso, serão discutidos a extensão universitária, o desenvolvimento da ciência e tecnologia na comunidade, e a importância do investimento nesses sectores para o desenvolvimento de Moçambique. O financiamento da ciência e tecnologia, especialmente no ensino superior, também será um ponto de destaque, assim como as políticas de ciência, tecnologia e inovação, os mecanismos de financiamento, e uma mesa-redonda dedicada ao financiamento da Ciência e Tecnologia para o benefício das comunidades.

Este workshop faz parte da Acção “Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Global, Ética, Inovadora e Significativa: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal”, uma iniciativa financiada pela Facilidade de Diálogo UE-Angola e implementada por três entidades: Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDECIT (Angola), a FCT (Portugal) e o Fundo Nacional de Investigação – FNI (Moçambique).

Além dos três proponentes da Acção mencionados acima, o evento contou com a participação de instituições como a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Católica de Moçambique, a Universidade Pedagógica de Maputo, o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior de Moçambique, a Universidade do Porto, entre várias outras entidades académicas e de pesquisa.

O objectivo desta Acção é fomentar a interação entre as comunidades académicas e científicas de Angola, Moçambique e Portugal, colaborando na definição de políticas, estratégias e instrumentos para a Ciência e Tecnologia (C&T). Além disso, visa fortalecer o diálogo e a cooperação entre a União Europeia e esses países, estabelecendo as bases para futuras acções de colaboração. O trabalho conjunto da FUNDECIT, FCT e FNI para promover a partilha de conhecimento e experiência na gestão de ciência e tecnologia culminará com um terceiro e último workshop em Luanda em janeiro de 2024.

Mais informação:
Programa Workshop
Apresentação – Os desafios da investigação, ensino e transferência de conhecimento para as comunidades em Países de Língua Portuguesa
Apresentação – Extensão universitária e desenvolvimento da C&T
Apresentação – Financiamento da ciência e tecnologia e ensino superior
Apresentação – Governacão do SNCTI em Mocambique
Apresentação – Governação do Sistema de CTI em Moçambique
Apresentação – Importância do Investimento na C&T para o desenvolvimento de Moçambique

 

Tags:

Leia tambem

Agenda preparada e 1000 inscritos para o 2º Fórum de Negócios Angola-UE
Encerra Acção para apoiar Angola na avaliação de recursos pesqueiros

Mais lidas