Demonstração em alto mar da capacitação técnica da Marinha de Guerra Angolana em Segurança Marítima na Baía de Sesimbra

CAP 1
  • Hoje 25 de Julho teve lugar na Baía de Sesimbra em Portugal a demonstração de capacidades do Projecto de Capacitação Técnica da Marinha de Guerra de Angola no domínio da Segurança Marítima.
  • A bordo do navio português Figueira da Foz, 18 militares angolanos demonstraram as capacidades adquiridas ao longo de seis semanas de formação conduzida pela Marinha Portuguesa, focada em operações de patrulhamento e fiscalização do tráfego marítimo.
  • Esta formação está inserida na Acção Capacitação Técnica no Domínio da Segurança Marítima, dinamizada pela Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola.
  • Esta Acção é fundamental para fortalecer a segurança marítima e a economia de Angola, concorrendo para a protecção do Golfo da Guiné de ameaças como pirataria, roubo armado e pesca ilegal.

Hoje foi realizada na Baía de Sesimbra, a bordo do navio português Figueira da Foz, a demonstração de capacidades dos 18 membros da Marinha de Guerra Angolana, que participam numa formação conduzida pela Marinha de Portugal no âmbito da Capacitação Técnica no Domínio da Segurança Marítima, uma acção dinamizada pela Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola, projecto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento.

A demonstração contou com a presença de chefias da Marinha de Guerra Angolana e da Marinha Portuguesa, bem como representantes da Facilidade de Diálogo UE-Angola, ressaltando a importância dessa parceria. “Este exercício é o culminar de uma formação da Marinha de Guerra Angolana nas áreas de Segurança Marítima e Fiscalização Marítima, que também enriqueceu a Marinha Portuguesa. Estamos muito satisfeitos de ter participado neste projecto”, explicou o Comodoro Valente Tinoco, Comandante do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa.

Durante seis semanas, os dezoito militares angolanos frequentaram acções de formação na Escola de Fuzileiros (EFUZ) e no Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN) da Marinha Portuguesa, adquirindo competências específicas em operações de abordagem, socorro e fiscalização marítima. A iniciativa conjunta visa melhorar a capacitação operacional da Marinha de Guerra de Angola no patrulhamento e na fiscalização do tráfego marítimo, assim como o incremento da segurança na região do Golfo da Guiné.

  

““Foi uma experiência muito, muito agradável e conseguimos obter conhecimentos muito sólidos. O principal objectivo era adquirir uma bateria de ferramentas o mais variada possível de forma a dar continuidade a esta formação” apontou o formando Adriano Lourenço, Tenente de Fragata da Marinha de Guerra Angolana.

“Desde o início, esta Acção está vocacionada para reforçar a capacitação da Marinha de Guerra Angolana tendo em conta o potencial da costa angolana e as responsabilidades de Angola na área da segurança marítima do Golfo da Guiné”, afirmou Bruno Carapinha, chefe da equipe da Assistência Técnica da Facilidade de Diálogo EU-Angola. Também destacou que esta iniciativa não capacita apenas os 18 formandos, mas também possibilita que eles possam levar este conhecimento para a Marinha de Guerra Angolana e continuar outras iniciativas.

Tags:

Leia tambem

Marinha de Guerra Angolana recebe certificados após Formação em Segurança Marítima com Marinha Portuguesa
Facilidade de Diálogo mobiliza-se para o 2º Fórum de Negócios Angola-UE e o lançamento de novas Acções

Mais lidas