Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia glocal, ética, inovadora e relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal

Área Temática CCAUE :

Ciência e Tecnologia

Diálogo Temático : 

Ciência e Tecnologia

Instituições Angolanas

FUNDECIT

Instituições Europeias

FCT

DESCRIÇÃO DA ACÇÃO

O objectivo desta Acção é fortalecer o diálogo e a cooperação entre a União Europeia, Angola e Moçambique na área de Ciência e Tecnologia, buscando padrões internacionais de qualidade e competitividade e estabelecendo parcerias entre as agências governamentais de financiamento de ciência: Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDECIT (Angola), Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (Portugal) e Fundo Nacional de Investigação – FNI (Moçambique).

Concretamente, procura-se trocar conhecimentos e experiências em gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), identificar fontes de financiamento, criar novos instrumentos de financiamento para a CTI, aumentar o número de investigadores especializados e promover políticas adequadas para a CTI na África Subsaariana. Também se pretende impulsionar o desenvolvimento dos sistemas de Ciéncia & Tecnologia (C&T) na região, que possui potencial de crescimento em recursos humanos de C&T (14% da população mundial, mas apenas 0,7% dos investigadores globais). Partilhar-se-ão modelos de consolidação de carreiras científicas além da academia, incentivando os investigadores desde o doutoramento a atuarem em ambientes não acadêmicos, com apoio de políticas e instrumentos de financiamento inovadores. Também se partilharão instrumentos estatísticos alinhados aos critérios da UNESCO, OCDE e outras organizações europeias para definir políticas de financiamento.

Através de benchmarking, discussões online e presenciais, e da elaboração do relatório final, visa-se alcançar os seguintes resultados: realizar um diagnóstico das instituições parceiras envolvidas em gestão e financiamento de CTI, partilhar boas práticas e políticas na área, e estabelecer uma parceria contínua para futuras cooperações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Período de Implementação

07/2023 - 02/2024

Outros Parceiros

Fundo Nacional de Investigação de Moçambique (FNI)

Abordagem

Bottom-up

Número de CAP

N3

Documentos

Memorando de Entendimento entre FUNDECIT e FCT

Declaração Conjunta para a Cooperação Científica