Revisão da Avaliação das Espécies de Pequenos Pelágicos

Área Temática CCAUE :

Crescimento Económico e Desenvolvimento Sustentável

Diálogo Temático : 

Economia Azul

Instituições Angolanas

INIMP

Instituições Europeias

Universidade dos Açores

DESCRIÇÃO DA ACÇÃO

O objectivo de esta Acção é o intercâmbio de experiências sobre a avaliação de stocks pesqueiros de pequenos pelágicos. As equipes envolvidas trabalharão em conjunto para rever as metodologias e processos de avaliação dos stocks.

Garantir a qualidade das avaliações dos mananciais pesqueiros, especialmente para espécies como carapau e sardinelas, é essencial para gerir os recursos pesqueiros de forma sustentável. Por isso, é necessário realizar revisões periódicas dos modelos utilizados e assegurar que os métodos empregados são cientificamente sólidos e que as recomendações de gestão estão baseadas nas melhores informações científicas disponíveis. Esse processo de revisão é amplamente utilizado internacionalmente na avaliação dos recursos pesqueiros. Com a participação do INIPM nesta Acção, Angola terá a oportunidade de fortalecer suas capacidades nesta área fundamental para a gestão sustentável da pesca.

A primeira fase da Acção consistiu num workshop de duas semanas realizado nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM) em Luanda, onde dois peritos da Universidade dos Açores formaram técnicos do INIPM de Luanda, Lobito e Namibe. Além da análise dos dados sobre Angola, os especialistas capacitaram os técnicos angolanos no uso da linguagem frequentemente utilizada na investigação pesqueira. Na segunda fase da Acção, os técnicos angolanos realizaram uma visita ao Instituto do Mar (IMAR) da Universidade dos Açores para aprimorar o seu conhecimento da ferramenta R utilizada na pesquisa pesqueira. A terceira fase consistirá em outro workshop de duas semanas nas instalações do INIPM em Luanda. Posteriormente, os técnicos formados formarão outros profissionais do INIPM e também estudantes, ampliando assim o impacto da intervenção.

Mais informação:

Agenda Capacitação Ferramenta R de Técnicos AO Faial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Período de Implementação

11/2022 - 04/2023

Outros Parceiros

Direcção Nacional de Pescas e Aquicultura, Universidade Agostinho Neto, Universidade do Namibe

Abordagem

Bottom-up

Número de CAP

N1

Documentos