Angola e a União Europeia realizam V Reunião Ministerial no âmbito do Acordo Caminho Conjunto

CCAUE

A 08 de Setembro de 2020, A União Europeia (UE) e a República de Angola realizaram a quinta Reunião Ministerial do Caminho Conjunto União Europeia – Angola (CCUE-AO). O encontro realizou-se por videoconferência.

O Caminho Conjunto União Europeia-Angola é uma estrutura de diálogo e cooperação baseada em interesses comuns e valores partilhados.
A Reunião foi co-presidida, pelo Alto-Representante para a Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia Senhor Josep Borrell Fontelles, e pelo Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Sua Excelência Senhor Tete António. A reunião contou também com a participação do Vice-presidente executivo da Comissão Europeia Senhor Valdis Dombrovskis do lado europeu e do lado angolano contou ainda com a participação de Sua Excelência, Ministro da Indústria e Comércio, Senhor Víctor Fernandes e Sua Excelência, Secretário de Estado de Economia, Senhor Mário Caetano.

O Diálogo Ministerial abordou um vasto leque de assuntos políticos e de segurança, bem como o impacto e resposta à pandemia da COVID-19 o fortalecimento da cooperação bilateral, as relações de comércio e a cooperação no âmbito de organismos internacionais.
As partes expressaram satisfação em relação ao Instrumento Caminho Conjunto União Europeia – Angola, enquanto enquadramento relevante para o aprofundamento da parceria e para abordagem conjunta de desafios presentes e futuros.

A União Europeia e Angola reiteraram o compromisso mútuo de manter o Caminho Conjunto como um fórum de dialogo e cooperação construtivos, assentes nos princípios do respeito mútuo e abertura, em linha com os compromissos assumidos no campo da promoção dos direitos humanos, democracia, Estado de Direito e transparência. Esta parceria, deverá promover, de forma continuada, a cooperação, com vista a abordar desafios bilaterais, regionais e globais de interesse mútuo de Angola e da UE.

O próximo encontro de seguimento ao nível técnico (SOM) terá lugar em Bruxelas, durante o primeiro semestre do ano próximo. O SOM deverá explorar novas oportunidades de cooperação.
Ambos as partes acordaram que a próxima (sexta) Reunião Ministerial se realizará, em 2021, em Luanda.

Leia tambem

CCAUE

DIA DA EUROPA

Em 1985, os Chefes de Estado e de Governo europeus reunidos na Cimeira de Milão decidiram consagrar o dia 9 de Maio como Dia da Europa. O Dia da Europa…
A Facilidade de Diálogo UE-Angola já tem Comité de Pilotagem

Mais lidas