2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia: conectando bens, pessoas e serviços para um futuro sustentável

2º Fórum de Negócios AO-UE
  • O 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia foi realizado em Luanda a 17 de Novembro de 2023, no Hotel Epic Sana.
  • Esta iniciativa da União Europeia, em colaboração com o Governo de Angola, tem por objectivo realçar oportunidades de investimento sustentável em Angola e promover as relações comerciais e económicas entre Angola e a União Europeia.
  • Organizado pela Facilidade de Diálogo, o Fórum abordou sectores chave como agricultura, pescas e sectores associados, transportes e logística, energia verde, digitalização e matérias-primas críticas.
  • Durante o evento foi assinado o Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável (AFIS), o primeiro acordo desta natureza a ser assinado entre a UE e um país parceiro.
  • O evento incluiu sessões plenárias e temáticas, sessões entre empresários e instituições públicas e encontros entre representantes do sector privado angolano e europeu, com vista a promover parcerias estratégicas e oportunidades de investimento para ambas as partes.
  • Os quase 400 participantes presenciais incluíram representantes da União Europeia, do Governo de Angola, dos Estados Membros da UE acreditados em Angola, de empresas europeias e angolanas, de associações empresariais, de agências de apoio às exportações e de instituições financeiras nacionais e internacionais.
  • O Fórum registou 1000 inscrições online, e os inscritos podem a marcar e realizar encontros B2B até o 24 de Novembro na plataforma digital do evento. Mais info em aoeubusinessforum.eu

Após o sucesso do 1º Fórum de Negócios Angola-União Europeia, realizado em Bruxelas em 2022, a União Europeia e o Governo de Angola uniram forças novamente para realizar o 2º Fórum de Negócios Angola-UE, que teve lugar em Luanda no dia 17 de Novembro de 2023, no Hotel Epic Sana, sob o lema “Global Gateway – Oportunidades de Negócio para Angola e para a União Europeia”.

Organizado pelo projecto Facilidade de Diálogo, o 2º Fórum de Negócios Angola-UE tem por objectivo realçar as oportunidades e vantagens de Angola enquanto destino estratégico para o investimento estrangeiro. O Fórum visa também dar visibilidade aos investimentos da estratégia europeia Global Gateway no país; promover a interacção entre os sectores privados angolano e europeu; potencializar a colaboração entre os sectores público e privado; e estimular o diálogo sobre reformas que impulsionem o desenvolvimento económico de Angola.

Em linha com os objectivos da estratégia Global Gateway da União Europeia e com a agenda de diversificação económica de Angola, o 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia centrou-se nas cadeias de valor estratégicas do agronegócio e das pescas e nos sectores da digitalização, transportes e logística, energia verde e matérias-primas críticas.

Um momento notável do Fórum foi a assinatura do Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável (AFIS), o primeiro acordo deste género a ser assinado entre a União Europeia e um país parceiro. O Acordo promove a melhoria do ambiente de negócios e a facilitação do investimento sustentável entre as partes e constitui um compromisso mútuo para o reforço das relações económicas entre as duas regiões.

Este encontro de alto nível reuniu representantes da União Europeia, do Governo de Angola e dos Estados Membros da UE acreditados no país, líderes do sector privado angolano e europeu, associações empresariais, agências de apoio às exportações, como a AIPEX, e instituições financeiras nacionais e internacionais – , todos unidos para apoiar o investimento  e impulsionar o desenvolvimento económico sustentável entre Angola e a União Europeia.

O programa do evento compreendeu sessões plenárias sobre o potencial de investimento em Angola, a Estratégia Global Gateway da União Europeia e sobre o Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável UE-Angola; e sessões paralelas sectoriais, que contaram com a presença de ministérios, agências governamentais e empresas da União Europeia que já têm ou pretendem estabelecer operações em Angola. Em simultâneo com o Fórum decorreram no local do evento reuniões B2B (encontros entre empresários) e sessões B2G (encontros entre empresários e instituições angolanas) para facilitar interações estratégicas.

O Fórum foi seguido em directo através de uma plataforma electrónica na qual se registaram 1000 pessoas. Esta semana, essa mesma plataforma permite aos empresários registados realizar encontros online com potenciais parceiros interessados nas mesmas oportunidades de negócio. Mais informações em http://aoeubusinessforum.eu

Tags:

Leia tambem

2º Fórum de Negócios AO-UE

AFIS: Um acordo histórico para investimentos sustentáveis

Um momento histórico encerrou o 2º Fórum de Negócios Angola-UE com a assinatura do inovador Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável (AFIS) UE-Angola. É a primeira vez que a União…
AFIS: Um acordo histórico para investimentos sustentáveis
Agenda preparada e 1000 inscritos para o 2º Fórum de Negócios Angola-UE

Mais lidas