18 Membros da Marinha de Guerra Angolana a caminho de Portugal

CAP 1

Um grupo composto por 18 membros da Marinha de Guerra Angolana iniciou sua jornada em direcção a Portugal para participar numa importante Formação em Segurança Marítima. Este programa de capacitação visa fortalecer as habilidades e conhecimentos dos participantes no patrulhamento e fiscalização do tráfego marítimo e será realizado pela Marinha Portuguesa.

A Assistência Técnica da Facilidade de Diálogo organizou um evento de despedida no Aeroporto 4 de Fevereiro em Luanda. O evento contou com a presença de chefias dos parceiros da Acção: a Marinha de Guerra Angolana, representada pelo Capitão de Mar e Guerra João Praia Francisco, o Capitão de Mar e Guerra Agostinho Xavier e o Tenente de Navio João Pedro; e a Marinha Portuguesa, representada pelo Capitão de Fragata EN MEC Carlos Jorge Serra Rodrigues Marques e pelo Capitão Tenente M Adrian Melo de Melo.

A União Europeia, cujo Fundo Europeu de Desenvolvimento suporta a Acção, esteve presente através da Delegação da União Europeia em Angola, representada pelo Sr. Paulo Barroso, Chefe da Secção Política e Relações com a Imprensa, e da Sra. Ana Paula Oliveira, Gestora de Programa da Facilidade de Diálogo. Essa presença destacada demonstra o apoio e o compromisso da UE com esta parceria estratégica.

Através deste intercâmbio de conhecimentos e experiências, espera-se fortalecer a cooperação entre as marinhas dos dois países, bem como promover a segurança marítima na região. A participação dos jovens angolanos nessa formação é um passo importante para a proteção do Golfo da Guiné contra ameaças como pirataria, roubo armado e pesca ilegal.

Tags:

Leia tambem

Encontro estratégico da Facilidade de Diálogo e o INAPEM para impulsionar empreendedorismo e desenvolvimento empresarial em Angola
Membros da Marinha de Guerra Angolana partem de Luanda para uma Formação em Segurança Marítima em Portugal

Mais lidas