18 Membros da Marinha de Guerra Angolana a caminho de Portugal

CAP 1

Um grupo composto por 18 membros da Marinha de Guerra Angolana iniciou sua jornada em direcção a Portugal para participar numa importante Formação em Segurança Marítima. Este programa de capacitação visa fortalecer as habilidades e conhecimentos dos participantes no patrulhamento e fiscalização do tráfego marítimo e será realizado pela Marinha Portuguesa.

A Assistência Técnica da Facilidade de Diálogo organizou um evento de despedida no Aeroporto 4 de Fevereiro em Luanda. O evento contou com a presença de chefias dos parceiros da Acção: a Marinha de Guerra Angolana, representada pelo Capitão de Mar e Guerra João Praia Francisco, o Capitão de Mar e Guerra Agostinho Xavier e o Tenente de Navio João Pedro; e a Marinha Portuguesa, representada pelo Capitão de Fragata EN MEC Carlos Jorge Serra Rodrigues Marques e pelo Capitão Tenente M Adrian Melo de Melo.

A União Europeia, cujo Fundo Europeu de Desenvolvimento suporta a Acção, esteve presente através da Delegação da União Europeia em Angola, representada pelo Sr. Paulo Barroso, Chefe da Secção Política e Relações com a Imprensa, e da Sra. Ana Paula Oliveira, Gestora de Programa da Facilidade de Diálogo. Essa presença destacada demonstra o apoio e o compromisso da UE com esta parceria estratégica.

Através deste intercâmbio de conhecimentos e experiências, espera-se fortalecer a cooperação entre as marinhas dos dois países, bem como promover a segurança marítima na região. A participação dos jovens angolanos nessa formação é um passo importante para a proteção do Golfo da Guiné contra ameaças como pirataria, roubo armado e pesca ilegal.

Tags:

Leia tambem

Encontro estratégico da Facilidade de Diálogo e o INAPEM para impulsionar empreendedorismo e desenvolvimento empresarial em Angola
Membros da Marinha de Guerra Angolana partem de Luanda para uma Formação em Segurança Marítima em Portugal

Mais lidas

CCAUE

DIA DA EUROPA

Em 1985, os Chefes de Estado e de Governo europeus reunidos na Cimeira de Milão decidiram consagrar o dia 9 de Maio como Dia da Europa. O Dia da Europa…