- O Comité de Pilotagem do Projecto (CPP) “Facilidade de Diálogo UE-Angola” reuniu ontem, 20 de Julho de 2023, em Luanda, para analisar o progresso da implementação das actividades do projecto e os resultados alcançados.
- O CPP destacou o encerramento do 3º Convite à Apresentação de Propostas, tendo aprovado 8 novas Acções de Diálogo, que serão executadas nos próximos meses.
- A Facilidade de Diálogo está a organizar o 2º Fórum de Negócios UE-Angola, agendado para o dia 17 de Novembro de 2023 em Luanda.
- O CPP instruiu a Assistência Técnica da Facilidade de Diálogo para apoiar o lançamento de Acções de Diálogo em áreas em linha com interesses manifestados pelas instituições angolanas.
O Comité de Pilotagem do Projecto (CPP) da Assistência Técnica para a implementação da Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola reuniu-se no dia 20 de Julho de 2023 para avaliar o progresso das actividades do projecto, bem como os resultados alcançados e os respectivos indicadores.
Durante a reunião, o CPP apreciou a diversidade temática das Acções da Facilidade de Diálogo, ressaltando a sua relevância para o diálogo político entre Angola e a União Europeia. Além disso, valorizou as 44 candidaturas ao 3.º Convite à Apresentação de Propostas e destacou o crescente reconhecimento do projecto como uma ferramenta impulsionadora de parcerias e intercâmbios entre instituições públicas angolanas e europeias.
No encontro, o CPP confirmou a aprovação das candidaturas ao 3º Convite à Apresentação de Propostas realizada pelo Grupo de Coordenação e Seguimento no dia 25 de Maio de 2023 (deliberação em anexo).
O Comité de Pilotagem do Projecto sublinhou que o 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia, agendado para o dia 17 de Novembro de 2023, em Luanda, que a Facilidade de Diálogo UE-Angola está a implementar, constitui uma oportunidade de reforço da cooperação entre Angola e a União Europeia, a melhoria do ambiente de negócios e a atracção de investimento privado no país.
Com vista a responder adequadamente ao contexto atual, o CPP instruiu a Assistência Técnica a promover Acções de Diálogo na modalidade top down, em linha com interesses manifestados pelas instituições angolanas, e mandatou o Grupo de Coordenação e Seguimento para acompanhar a sua implementação, nomeadamente nas seguintes áreas:
- sustentabilidade ambiental;
- diálogos sobre questões transversais;
- apoio a grupos populacionais minoritários;
- dinamização do turismo e do desenvolvimento sustentável;
- atracção de investimento privado, apoio às empresas e acesso ao crédito;
- boa gestão de equipamentos de suporte às indústrias culturais e criativas.