2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia

Área Temática CCAUE :

Crescimento Económico e Desenvolvimento Sustentável

Diálogo Temático : 

Melhoria do ambiente de negócios em Angola

Instituições Angolanas

AIPEX, MEP

Instituições Europeias

DUE

Após o sucesso do 1º Fórum de Negócios Angola-União Europeia, realizado em Bruxelas em 2022, a União Europeia e o Governo de Angola uniram forças novamente para realizar o 2º Fórum de Negócios Angola-UE, que teve lugar em Luanda no dia 17 de Novembro de 2023, no Hotel Epic Sana, sob o lema “Global Gateway – Oportunidades de Negócio para Angola e para a União Europeia”.

Organizado pelo projecto Facilidade de Diálogo UE-Angola, o 2º Fórum de Negócios Angola-UE teve por objectivo realçar as oportunidades e vantagens de Angola enquanto destino estratégico para o investimento estrangeiro. O Fórum visava também dar visibilidade aos investimentos da estratégia europeia Global Gateway no país; promover a interacção entre os sectores privados angolano e europeu; potencializar a colaboração entre os sectores público e privado; e estimular o diálogo sobre reformas que impulsionem o desenvolvimento económico de Angola.

  • O Fórum abordou sectores chave como agricultura, pescas e sectores associados, transportes e logística, energia verde, digitalização e matérias-primas críticas.
  • Durante o evento foi assinado o Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável (AFIS), o primeiro acordo desta natureza a ser assinado entre a UE e um país parceiro.
  • O evento incluiu sessões plenárias e temáticas, sessões entre empresários e instituições públicas e encontros entre representantes do sector privado angolano e europeu, com vista a promover parcerias estratégicas e oportunidades de investimento para ambas as partes.
  • Os quase 400 participantes presenciais incluíram representantes da União Europeia, do Governo de Angola, dos Estados Membros da UE acreditados em Angola, de empresas europeias e angolanas, de associações empresariais, de agências de apoio às exportações e de instituições financeiras nacionais e internacionais.
  • O Fórum registou 1000 inscrições online, e os inscritos continuaram encontros B2B na plataforma digital do evento até uma semana depois do evento.

Mais informação: 
Agenda PT
Agenda EN
Vídeo promocional
Vídeo resumo do evento
Recomendações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2º Fórum de Negócios AO-UE

AFIS: Um acordo histórico para investimentos sustentáveis

Um momento histórico encerrou o 2º Fórum de Negócios Angola-UE com a assinatura do inovador Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável (AFIS) UE-Angola. É a primeira vez que a União…
2º Fórum de Negócios AO-UE

Lançamento do vídeo do 2º Fórum de Negócios Angola-UE

O vídeo oficial do 2º Fórum de Negócios Angola-União Europeia-Angola está agora disponível para visualização e partilha. Sob o lema “Global Gateway – Oportunidades de Negócio para Angola e para…

Período de Implementação

11/2023

Outros Parceiros

Abordagem

Top-down

Número de CAP

N/A

Documentos

Sem Documentos.