Os vencedores do Prémio Académico Diálogos UE-Angola realizaram uma visita de imersão às principais instituições europeias em Bruxelas, oferecida como prémio principal desta iniciativa. A experiência, que visa abrir a porta à cooperação académica entre Angola e a União Europeia (UE) e reforçar o interesse sobre estudos europeus, proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprendizagem sobre o funcionamento de algumas das instituições mais importantes da UE.
Uma agenda intensa e enriquecedora
A jornada começou no coração da democracia europeia — o Parlamento Europeu — onde os académicos visitaram o icónico hemiciclo. Ali, exploraram o processo legislativo da UE e aprofundaram a compreensão sobre o papel dos eurodeputados na tomada de decisões que impactam milhões de cidadãos europeus.
Seguiu-se uma visita ao Serviço de Acção Externa da União Europeia (EEAS), onde os premiados reuniram-se com Debora Marignani, que acompanha a articulação diplomática com a região da África Austral. O encontro permitiu uma visão aprofundada sobre o posicionamento da UE no cenário internacional, destacando o papel da parceria estratégica com Angola.
A visita à Comissão Europeia centrou-se na área da cooperação da UE para o desenvolvimento, com ênfase em Angola. Os vencedores foram inicialmente recebidos numa sessão sobre o trabalho em geral realizado pela Direcção-Geral de Parcerias Internacionais (INTPA), apresentada por Artur Ventura. As sessões seguintes incluíram apresentação de cumprimentos e debate sobre as prioridades da UE para a parceria com Angola com Sylvie Millot, Hugo Van Tilborg e Sandra Bareyre, responsáveis pelas unidades de coordenação da cooperação que envolvem Angola.
Depois, os premiados puderam ainda conhecer o trabalho da União Europeia na promoção da investigação e as oportunidades de apoio à cooperação académica internacional aberta à participação das instituições angolanas de ensino superior e de investigação. Essas sessões mobilizaram outras unidades da INTPA, mas também da Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura e da Direcção-Geral de Investigação e Inovação.
No último dia, os premiados visitaram os edifícios do Conselho Europeu e do Conselho da União Europeia, onde visitaram a ‘Lanterna’, sentaram-se nos lugares dos Estados-Membros da UE e puderam compreender melhor o complexo processo de negociação e de formulação de políticas entre os vários países da União Europeia.
O dia culminou com uma visita à Embaixada de Angola na Bélgica, onde foram calorosamente recebidos pelos Conselheiros Joana Nareth e Alberto Guimarães. O encontro realçou a importância da diplomacia e do diálogo bilateral no fortalecimento das relações entre Angola e a União Europeia, sublinhando o papel vital das representações diplomáticas na construção de pontes entre nações.
Esta viagem constituiu uma oportunidade para estabelecer laços estratégicos para o futuro. Os vencedores do Prémio Académico UE-Angola regressam ao país com uma visão renovada e uma compreensão mais profunda da governação europeia, com grande impacto para o seu percurso académico e profissional.
Sobre o Prémio Académico Diálogos UE-Angola
O Prémio Académico Diálogos UE-Angola é uma iniciativa promovida pelo programa Diálogos UE-Angola, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola (MESCTI), o Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG) e a Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas de Angola (AIESPA). A iniciativa tem como objectivo promover uma compreensão mais profunda da UE em Angola e fortalecer os laços académicos entre os dois lados.
O Prémio Académico Diálogos UE-Angola visa destaca-se pelo estímlo à investigação de qualidade e pela promoção do diálogo entre Angola e a União Europeia. Ao reconhecer trabalhos académicos relevantes e fomentar a troca de conhecimentos, o prémio contribui para o desenvolvimento sustentável e a inovação no ensino superior em Angola.
O prémio distinguiu os autores e os orientadores dos quatro melhores trabalhos académicos de estudantes finalistas e pós-graduados angolanos que compararam ou incluíram referências a práticas, normas ou políticas da UE. Como prémio, os vencedores receberam uma viagem e estadia em Bruxelas, onde puderam vivenciar uma imersão completa no ambiente político e administrativo da UE.
Os vencedores
· Cácio Almeida Muteba, orientado pelo Prof. Adolfo Caiji Cabeia – Universidade Lueji A´Nkonde, Lunda Norte.
Auditoria Externa no Sector Empresarial Público sobre o Cumprimento Estatutário no Sector das Águas em Angola
· Desidério Délcio Ferreira da Costa, orientado pela Prof.ª Sofia Maria do Vale – Universidade Katyavala Bwila, Benguela
O Direito do Transporte: Análise Comparativa do Quadro Constitucional Português e Angolano
· José Alberto Lufungula, orientado pelo Prof. Paulino Lukamba – Universidade Katyavala Bwila, Benguela
Do Contrato do Seguro Marítimo e da Limitação da Responsabilidade no Transporte Marítimo de Mercadoria na Legislação Angolana e Práticas da União Europeia
· Norman Beatriz Fundanga Lino, orientado pelo Prof. José Alberto Lupungula – Universidade Katyavala Bwila, Benguela
A Mediação Familiar como Meio de Prevenção da Judicialização dos Conflitos
O Júri de Selecção
O Júri de Selecção foi composto por representantes da Delegação da União Europeia em Angola, do Ministério do Planeamento, do Ministério das Relações Exteriores, do MESCTI, do CRUANG e da AIESPA. Agradecemos a dedicação de todos os membros em assegurar a transparência e a qualidade do processo de selecção, em particular aos membros académicos designados pelo CRUANG e pela AIESPA, encarregues da avaliação científica das candidaturas.
Ana Paula Oliveira – Gestora do Programa, Delegação da União Europeia em Angola
Vilma Mangueira – Chefe Dep. Cooperação Multilateral, Ministério do Planeamento
António Lemos – Ministro Conselheiro, Direcção Europa, Ministério das Relações Exteriores
José Luís Mateus – Director Nacional do Ensino Superior, Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação
Prof.ª Doutora Ermelinda Cardoso – Universidade Katyavala Bwila (CRUANG)
Prof. Doutor Jorge Veloso – Universidade Lueji A´Nkonde (CRUANG)
Prof. Doutor Albertino Candimba Sebastião – Universidade Técnica de Angola (AIESPA)
Prof. Doutor António Martins – Instituto Superior Politécnico Kalandula (AIESPA)
Mais informação:
Lançamento do Prémio Académico Diálogos UE-Angola
Cerimónia da entrega dos diplomas do Prémio Académico