Workshop em Luanda: Desenvolvimento Nacional e Avaliação de Políticas Públicas em Foco

CAP 3

Realizado hoje no Auditório Maria Ferreira do INE, este workshop integra a Acção “Troca de Experiências sobre Planeamento do Desenvolvimento Nacional e Avaliação de Políticas Públicas”. A iniciativa é promovida pela Facilidade de Diálogo UE-Angola, um projecto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, e executada pela Direcção Nacional de Estudos Sócio-económicos do Ministério da Economia e do Planeamento de Angola (MEP) e pelo Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP), uma estrutura da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal.

Este workshop é um passo muito importante para o reforço da colaboração entre instituições congéneres angolanas e europeias. A Acção “Troca de Experiências sobre Planeamento do Desenvolvimento Nacional e Avaliação de Políticas Públicas” visa estruturar uma relação duradoura entre o MEP e a PlanAPP, trocar conhecimento sobre práticas de planeamento nacional, sectorial e provincial e de recolha de dados e reforçar as competências e a qualidade da monitoria, reporte de informação e de avaliação de políticas públicas.

O evento, inaugurado pelo Director Nacional para o Planeamento, Álvaro Pedro David, e pelo Director do PlanAPP, Paulo Areosa Feio, foi marcado por destacados momentos de reflexão e partilha sobre estratégias eficazes de desenvolvimento nacional e a avaliação de políticas públicas. Os participantes exploraram desafios cruciais no processo de elaboração, implementação e monitoria do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) de Angola, bem como estratégias de planeamento estratégico de médio prazo. A diversificação económica, abordagens territoriais e o papel dos órgãos provinciais foram temas centrais, salientando-se as experiências compartilhadas entre os dois países.

A mesa redonda final, moderada pelo Director da PlanAPP, proporcionou um debate enriquecedor sobre governança multinível, estratégias de desenvolvimento regional, combate à pobreza e programas educacionais.

O workshop contou com 70 participantes presenciais, incluindo dirigentes e técnicos do MEP e de vários GEPEs ministeriais, e foi acompanhado online por dirigentes e técnicos de vários GEPEs provinciais e pelo público em geral, através do Zoom e do Facebook. A gravação estará disponível no YouTube da Facilidade de Diálogo.

Mais informação:
Agenda
Apresentação – Desafios da elaboração, implementação e acompanhamento dos instrumentos de médio prazo
Apresentação – Desafios da diversificação económica
Apresentação – Operacionalização do PDN
Apresentação – Portugal 2030: Estratégias e instrumentos
Apresentação – RePLAN: Uma nova rede interministerial

Tags:

Leia tambem

Seminário Analisa Desafios da Eletrificação Solar Caseira em Angola
Recomendações do 2º Fórum Angola-UE: Discussão viva para moldar o futuro

Mais lidas