A Acção “Revisão da avaliação das espécies de pequenos pelágicos” encerrou com uma reunião na Delegação da União Europeia em #Angola, onde se avaliou o impacto desta iniciativa que teve como objectivo o fortalecimento do sector das pescas em Angola, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos marinhos.
Este diálogo essencial sobre Economia Azul ocorreu entre o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM) de Angola e o Instituto do Mar (IMAR) da Universidade dos Açores, abrangendo três fases com workshops e capacitações em Luanda e nos Açores.
O resultado positivo desta Acção foi a capacitação técnica de 17 investigadores angolanos na pesquisa sobre recursos marinhos, concretamente no uso de linguagem frequentemente utilizada na investigação nesta área. Além disso, contribuiu para cálculos aprimorados sobre a quantidade de sardinha e carapau no mar de Angola. Os próximos passos incluem que os técnicos formados capacitem outros profissionais do INIPM e também estudantes, ampliando assim o alcance da iniciativa.00
Esta Acção tem como objectivo fortalecer o sector das pescas em Angola, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos marinhos, bem como estabelecer parcerias internacionais para impulsionar a investigação e a gestão eficiente dos recursos pesqueiros no país.
Mais informação: