O 3.º Convite à Apresentação de Propostas de Facilidade de Diálogo foi apresentado na Televisão Pública de Angola (TPA). A reportagem (minuto 51) destaca a disponibilidade de um envelope financeiro de 800.000 Euros para esta edição, com um montante máximo de 100.000 Euros atribuído a cada acção.
A colaboração entre parceiros angolanos e europeus foi ressaltada como um elemento fundamental deste apoio, que está alinhado com o acordo Caminho Conjunto assinado em 2012 entre a União Europeia e Angola. O concurso abrange todo o território nacional e visa apoiar acções nas áreas prioritárias definidas no referido acordo.
A iniciativa visa promover o diálogo e a cooperação entre Angola e a União Europeia, impulsionando o desenvolvimento económico, social e sustentável do país. Através deste concurso, serão apoiadas acções que contribuam para o fortalecimento das capacidades institucionais, a promoção da boa governação, o respeito pelos direitos humanos, o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental.
A Facilidade de Diálogo assume um papel crucial na facilitação deste concurso, fornecendo orientações e assistência técnica aos candidatos. O seu objetivo é selecionar e apoiar propostas que demonstrem impacto positivo e contribuam para o desenvolvimento de Angola.