A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), órgão superintendido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola (MESCTI), realizou hoje no Hotel Monalisa em Luanda o workshop “Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Global, Ética, Inovadora e Significativa: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal”.
O objectivo deste workshop híbrido, que atraiu 100 participantes online e 63 presenciais, foi debater e recolher subsídios para melhoria das políticas, estratégias e práticas em matéria de Ciência e Tecnologia (C&T), focalizando nos instrumentos de financiamento.
O evento, inserido numa Acção da Facilidade de Diálogo UE-Angola, marca o fim de um ciclo de três workshops intitulado “Diálogos Sul-Sul” desenhado para promover a partilha de conhecimento e experiência na gestão de ciência e tecnologia. Durante quatro meses, a FUNDECIT (Angola), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (Portugal) e o Fundo Nacional de Investigação – FNI (Moçambique) trabalharam em conjunto para fomentar a interacção entre as comunidades académicas e científicas dos três países.
O workshop foi inaugurado pela Embaixadora da União Europeia em Angola Rosário Bento Pais e abrangeu diversos tópicos relevantes, desde apresentações sobre indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola até Ciência Aberta, Política de Gênero, fontes de financiamento e Inteligência Artificial nos países em desenvolvimento. Uma iniciativa essencial para fortalecer o diálogo e a cooperação entre a União Europeia e os países participantes que procura contribuir para a definição de políticas e estratégias em C&T.
A agenda do workshop está disponível aqui e a gravação está disponível no canal de YouTube da Facilidade de Diálogo.